• Visite nossa Loja Virtual Clique e curta nossa página Clique e siga-nos no Twitter Clique e conheça nosso Blog
Posted by HoT GaMeZ On 06:40

Com o sucesso do Cobra ODE não poderia ser diferente, a medida que mais pessoas tem o produto instalado nos seus PlayStation 3, futuros clientes surgem com algumas perguntas e algumas tem sido recorrentes.


Para facilitar a divulgação das informações de forma clara e objetiva, criei um apanhado dessas perguntas e as agrupei neste FAQ:



F.A.Q. Cobra ODE


P: O que é o Cobra ODE?

R: ODE é a sigla em inglês para Emulador de Disco Ótico. O Cobra ODE é um dispositivo (não me atrevo a chamá-lo apenas de chip, ou modchip) que depois de instalado no seu PlayStation 3 permite que seu console carregue jogos a partir de uma ISO, uma imagem do disco original do jogo. Muitos usuários de computador um dia já fizeram valer de recurso semelhante onde a ISO pode ser “montada” por um software e o seu conteúdo utilizado sem a gravação em mídia física.

P: ISO? Os jogos de PlayStation 3 hoje disponíveis na web não tem esse formato, como irei conseguir a ISO?

R: O Team Cobra pensando nisso disponibilizou uma ferramenta (programa – GENPS3ISO http://www.cobra-ode.com/downloads/GenPS3iso.rar) que cria a ISO a partir dos arquivos hoje disponíveis na web. Claro que também é possível criar a ISO direto de um disco original.

P: Além do Cobra ODE, preciso de algum outro hardware para poder jogar?

R: Um HD (disco rígido) externo ou flashdrive, formatado em FAT32 (preferencialmente) ou em NTFS. Os discos formatados em NTFS devem ter o “Cluster Size” (allocation unit size) fixado em 4096 para melhor compatibilidade.

P: Mais nada?

R: Para que a emulação do disco seja ativada é preciso ter um jogo original dentro do drive do console, uma espécie de “disco de boot”. Há uma lista extensa dos jogos que podem ser utilizados como disco de boot neste linkhttp://www.Cobra ODE.com/downloads/Cobra_ODE_Library.rar

P: HDs em FAT32 não permitem arquivos maiores do que 4 GB. Como poderei ter as ISOS dos jogos de PlayStation 3 nesse formato já que notoriamente eles ocupam muito mais espaço do que esse limite?

R: Ao criar as ISOs no GENPS3ISO basta escolher a opção de criar os arquivos com o split de 4 em 4 Gigabytes, Vale lembrar que ao criar as ISOs nesse formato permite que os jogos também sejam usados em HDs formatados em NTFS, aumentando a compatibilidade e permitindo um maior intercâmbio com outros usuários para rapidamente aumentar a sua coleção. E não há nenhuma perda ao fazer esta opção.

P: Mas como eu vou particionar o meu HD em FAT32 e usar todo o seu espaço disponível se o Windows tem um limite de 32GB para esse tipo de partição?

R: Isso é uma limitação do Windows e não do padrão. FAT32 suporta partições de até 2 TB para partições criadas com o valor padrão de setores (512 bytes) e 16TB para partições criadas com setores de 4096 bytes. Outros sistemas operacionais como o Linux e MacOS não tem essa limitação. Caso apenas o Windows esteja disponível existe um software gratuito, GUIFORMAT, (http://www.ridgecrop.demon.co.uk/guiformat.exe) que contorna essa limitação.

P: O Cobra ODE é compatível com o meu PlayStation 3? Como posso saber?

R: O Cobra ODE é compatível com 99% dos modelos de PlayStation 3 existentes no mercado. A compatibilidade é a seguinte:

  • PlayStation 3 FAT: CECHA (PATA); CECHB (PATA); CECHC (PATA); CECHE (PATA); CECHG (PATA); CECHH (PATA); CECHK (PATA);
  • PlayStation 3 SLIM: CECH2XXX (SATA) CECH21XX (SATA) CECH25XX (SATA) CECH3XXX (SATA)
  • PlayStation 3 SUPER/ULTRA SLIM: CECH4XXX (SATA)
No momento apenas os PlayStation 3 FAT com o controlador de disco BMD-021 (CECHL, CECHM, CECHP and CECHQ – todos SATA) ainda não são compatíveis. Uma solução já está sendo estudada para esses modelos. Para ter plena certeza de qual controlador está presente no seu PlayStation 3 para um desses modelos é preciso remover a capa do metálica do drive procurar na placa de circuito lógico (PCB) do drive se há a inscrição BMD-021 ou BMD-031. Para maiores detalhes veja as informações sobre os drives de Bluray do PlayStation 3 neste link: http://ps3devwiki.com/wiki/Bluray_Drive

P: Existem versões diferentes do Cobra ODE para cada modelo de PlayStation 3?

R: O Cobra ODE foi criado para facilitar tanto a vida do instalador como a do usuário, portanto não existem diferentes versões do Cobra ODE: uma única versão atende todos os modelos de PlayStation 3.

P: Eu posso reutilizar o Cobra ODE em outro console? Digo, usar um único dispositivo para desbloquear vários Playstation 3?

R: Não, o Cobra ODE tem que ficar fixo no console onde ele irá funcionar. Você pode sim tirar o dispositivo de um Playstation 3, deixando-o como veio de fábrica e utilizá-lo para desbloquear outro console.

P: E quanto a versão do sistema (firmware) do console, há alguma limitação?

R: Quando da redação desde F.A.Q. a versão mais atual do sistema do PlayStation 3 é a 4.46 e o Cobra ODE é totalmente compatível.

P: É possível jogar online?

R: O Cobra ODE tem dois modos de funcionamento: Pass-Through (PT) e Emulation. No modo Emulation os jogos são carregados do HD Externo. Apesar de ser possível jogar online neste modo, recomenda-se o uso do modo Pass-Through (PT) para jogar online com jogos originais em Bluray ou baixados da PSN. Veja como chavear esses modos no manual do usuário do Cobra ODE.

P: Eu mesmo posso fazer a instalação do Cobra ODE?

R: De posse das ferramentas necessárias (basicamente uma chave torx e uma philips) e seguindo o manual de instalação, sim. O mesmo é bem ilustrado e mostra passo-a-passo como fazer a instalação para cada modelo de console. Veja o manual neste link: http://www.cobra-ode.com/downloads/Cobra_ODE_Installation_Manual_(English)_v1.1.pdf

P: Não é preciso fazer soldas? É totalmente solderless?

R: Os modelos mais novos [SuperSlim - CECH4XXX (SATA) e Slim CECH25XX (SATA) CECH3XXX (SATA)] são necessários exatos oito pequenos pontos de solda que são obtidos pela remoção de quatro capacitores. Essa remoção é necessária para a instalação de uma QSB (Quick Solder Board – uma pequena placa que facilita a instalação) eliminando a necessidade de soldagem de fios “soltos”, trabalhando tão somente com flat cables. Os flats para todos os modelos são enviados no pacote. Nos demais modelos nenhuma solda é necessária.


P: Para eventuais futuras atualizações do firmware do Cobra ODE eu vou precisar abrir novamente o aparelho?

R: Não, todas são feitas diretamente pela USB do dispositivo.

P: Em linhas gerais como funciona o Cobra ODE?

R: Quando o dispositivo está no modo de emulação, o console ao ser ligado procura por uma estrutura específica de arquivos e pastas no HD que está conectado ao Cobra ODE para dar início a carga do Cobra Manager ou outro gerenciador compatível. Essa estrutura está disponível no manual do usuário do Cobra ODE (http://www.cobra-ode.com/downloads/Cobra_ODE_User_Manual_v1.1_(English).pdf). A partir deste gerenciador deve-se escolher o jogo desejado da lista dos disponibilzados no HD e, para que a emulação seja ativada é preciso ejetar e reinserir o disco de boot. No caso do superslim basta abrir e fechar novamente a tampa do drive de bluray. Com esse procedimento o console considera que o jogo escolhido da lista é o que está sendo inserido no console e sua carga tem início. Para trocar de jogo é preciso reiniciar o console. No modo PT (pass-through) o console “ignora” a presença do Cobra ODE e funciona como vem de fábrica.

Fonte: AsaPreta

Comentários: ,